domingo, 16 de agosto de 2015

Constelação Familiar para todos

Durante a semana publiquei um artigo que causou discussão. Muitos colegas me apoiaram e dizem concordar com minha visão e outros me condenaram, alguns tentaram me convencer a mudar minha visão. O artigo é esse: Constelação Familiar o que vocês querem fazer com ela?

A Constelação Familiar é descrita em diversos livros pelo Alemão Bert Hellinger, um método de terapia, como ele mesmo fala; que nos permite  olhar além do individuo e suas projeções.
No atendimento psicológico o paciente/cliente traz para sua terapia um mundo pelo qual consegue enxergar com seus olhos, sentimentos e percepções. Fato que em algumas situações limita as mudanças e transformações. A Constelação permite um olhar Sistêmico, que vai além do individuo, gerando informações, percepções e mudanças. 

Perceber que por amor, ficamos presos e emaranhados em nosso sistema familiar, ou seja, em nossos pais, avós, bisavós etc. foi a grande sacada de Bert hellinger. Perceber que um sistema que é emaranhado está em desordem e que é possível colocar uma devida ordem foi a grande descoberta. 

Família todos nós temos, todos nascemos em  um sistema formado por  pai, mãe, irmãos, avós, etc. Portanto TODOS estão sujeitos a se envolver em emaranhados deste sistema ao qual pertence. 

O que me incomodou foi ver o Mestre falar que tudo que já foi visto de Constelação não vale nada e Sophie falar que os movimentos que ocorrem são movimentos espiritas e de vidas passadas. 

Sabe-se que os movimentos se dão por campo mórfico explicado por Rupert Sheldrake, e movimentos que ocorrem por física quântica.  

Espiritismo x espiritualidade

Sim... somos seres BIO-PSICO-SOCIAL E ESPIRITUAL.
Muitos me questionaram e desafiaram tentando convencer-me que vidas passadas é um fato.
Ao meu entendimento. quando olho movimentos do espirito olho e respeito as crenças de cada cliente. 
Imaginando uma cena comum nas constelações: alguém vai embora muito cedo, uma mãe ou um filho vem a óbito, para aquele que fica não é fácil aceitar e passar toda uma vida carregando sentimento negativos por esta morte. Na constelação, colocar um representante para algo maior, faz com que o cliente olhe para este representante e dentro da sua crença elabora seus sentimentos, por meio de suas projeções.- isto é espiritual. 
Se eu falar algo com conotação espirita, vou ferir o cliente se este tem outra fé ou crença, que não seja espirita. - isto é espiritismo. 
Sendo assim tornar a Constelação uma ferramenta espirita, é o mesmo que excluir todos aqueles que não tem esta crença. 

Conversando com um colega da área do Direito me acalmei, pois me lembrou que tudo que Bert Hellinger fez e disse está escrito, registrado em diversos livros e este é um legado que ninguém poderá nos tirar. Mesmo que o Mestre, hoje com seus quase 90 anos, mude de ideia, sua ideia original é o que vale para Psicologia, Direito, Medicina, Administração, etc. 

Psicologia x Religião

Sempre há polemicas quando se fala em conceitos religiosos e psicólogos. 
Psicólogo em sua atuação NÃO TEM RELIGIÃO. Sempre explico para aqueles que me procuram que dentro do meu consultório não tenho crenças, valores e julgamentos, estou ali a serviço para ouvi-lo em sua essência. E só assim, limpa do que é meu, consigo estar presente com o outro. Este é meu trabalho. 
Isso é tão sério que é pautado no código de ética do psicólogo. 
Art. 2o. Ao Psicólogo é vedado:
e) induzir a convicções politicas, filosóficas, morais ou RELIGIOSAS, quando do exercício de suas funções profissionais; 

Este é um dos motivos que mais levam os colegas Psicólogos à Juri, tentar induzir o paciente às suas crenças religiosas. Sei porque periodicamente recebemos uma revista do CRP que informa os casos que estão em processo.

Traduzindo, é dever do Psicólogo respeitar as crenças de cada cliente e ajuda-lo a refletir e encontrar respostas se for uma questão de psicoterapia abordada pelo cliente dentro de suas crenças. 


Por Cristina S. Souza



Nenhum comentário: